(1) Entidade geográfica mencionada
Ceilão. Ceilão 20(1), 146(1), 151(1), 213(1).
Nas orações: 231, 2053, 2141, 3336.
- [231](Cap. 20) E sendo sua alteza certificado da sua morte, proueo segunda vez na mesma capitania a hum Diogo Cabral da ilha da Madeyra, a quem Martim Afonso de Sousa a tirou por justiça, por se dizer que praguejara delle sendo Gouernador, & a deu a hum Ieronymo de Figueiredo fidalgo do Duque de Bargança, que no anno de 1542. partio de Goa com duas fustas, & hũa carauella em que leuaua oitẽta soldados & officiaes da mareação, & não teue effeito a sua yda, porque parece, segundo o que despois se vio, que desejando elle de ser rico mais depressa do que o esperaua ser pela via que leuaua, se passou à costa de Tanauçarim, onde tomou algũas naos que vinhaõ do estreito de Meca, de Adẽ, de Alcosser, de Iudaa, & de outros lugares da costa da Persia, & por se là dar mal cos soldados, & não partir com elles do que tomara, conforme ao que de direito lhes vinha, se leuãtaraõ contra elle, & depois de outras muytas cousas, que me pareceo razão naõ se escreuerem, o ataraõ de pes & de maõs, & o leuarão à ilha Ceilão, onde o lançaraõ em terra no porto de Gàle, & a carauella & fustas leuaraõ ao Gouernador dom Ioaõ de Castro, que lhes deu perdão do que tinhão feito, por irem d’armada com elle a Diu a socorro de dõ Ioaõ Mascarenhas, que entõa estaua cercado dos Capitaẽs del Rey de Cambaya, & de então pera cà se não tratou mais deste descubrimento, que tão proueitoso parece que serà para o bẽ commum destes reynos, se nosso Senhor fosse seruido que esta ilha se viesse a descobrir.
- [2053](Cap. 146) E sendo ja quasi vespera, chegaraõ as outras duas fustas que forão mãdadas à terra firme, co mesmo descuydo das outras, & ainda que ouue algum pequeno de trabalho em abalroallas, todauia forão ambas rendidas, mas com morte de dous Portugueses, dos quais hum foy Lopo Sardinha Feitor de Ceilão.
- [2141](Cap. 151) E feita assi a esmo a aualiaçaõ & a lista desta desauenturada vingãça, se disse que morreraõ a fome, & a ferro cento & sessenta mil pessoas, a fora quasi outras tantas catiuas, & foraõ queimadas cento & quarenta mil casas, & mil & seiscẽtos templos, nos quais dizem que arderão sessenta mil estatuas de idolos, a mayor parte dellas cozidas em ouro, & tres mil elifãtes que se comeraõ no cerco, & seys mil peças de artilharia de ferro & de brõzo, & cem mil quintais de pimenta, & quasi outros tantos de drogas, sandalo, beijoim, lacre, pucho, roçamalha, aguila, canfora, seda, & outras muytas sortes de fazendas muyto ricas, & sobre tudo infinidade de roupas que de todas as partes da India aly tinhão vindo em mais de cem naos de Cambaya, Aachem, Melinde, Ceilão, & de todo o estreyto de Meca, Lequios, & China.
- [3336](Cap. 213) a isto acudio o padre, & se meteo no meyo, & cõ sua intercessaõ tornou a cousa a ficar quieta como dãtes, & os bõzos foraõ cõ suas pregũtas por diãte por espaço de mais de quatro horas, em materias altas, como homens a que senão pode negar que tẽ por natureza milhor entendimento que os outros Gẽtios daquellas partes, por onde parece que será nestes de mais fruito, & por isso milhor empregada a diligẽcia que se puser para os conuerterẽ à fé que nos Chingalâs de Comorim & de Ceilão, mas nẽ por isso digo que nestoutros he mal empregada senão muyto bẽ.
(2) Objecto geográfico interpretado
Ilha. Parte de: Indico Ocidental.
Referente contemporâneo: Sri Lanka, Sri Lanka (AS). Lat. 7.500000, long. 80.500000.
(49i; 364i; 378ii; 573ii) Ilha. DHDP. 6º a 10º N. GT 8º N 81º E.