(1) Entidade geográfica mencionada
Moçambique. Moçambique 2(2).
Nas orações: 14, 15.
- [14](Cap. 2) E velejando todas estas naos por sua derrota prouue a nosso Senhor que chegarão a saluamento a Moçambique, onde achamos de inuernada a nao São Miguel de que era Capitão & senhorio hum armador que se chamaua Duarte Tristaõ, a qual partindo despois para o reyno muyto rica, desapareceo, sem ate oje se saberem nouas della, como por nossos peccados a outras algũas tem acontecido nesta carreyra da India.
- [15](Cap. 2) Despois de estas cinco naos serem todas auiadas & prestes para se partirem de Moçambique, o Capitão da fortaleza, que era Vicente Pegado, apresentou aos Capitaẽs dellas hũa prouisaõ do Gouernador Nuno da Cunha, em que mandaua que todas as naos que aquelle anno deste reyno aly fossem ter, fossem a Diu, & deixassem a gente na fortaleza, pela sospeita que se tinha da armada do Turco, porque se então esperaua na India, por causa da morte do Soltão Bandur Rey de Cambaya, que o Gouernador tinha morto o veraõ passado.
(2) Objecto geográfico interpretado
Porto. Parte de: Africa.
Referente contemporâneo: Republic of Mozambique, Mozambique (AF). Lat. -18.250000, long. 35.000000.
Porto, fortaleza. DHDP ilha cerca de 15º S. FMPP (vol. 3, p. 34): ilha entre o Canal de Moçambique e a baia de Mossuril.